MATÉRIA DO INFORMATIVO SATI SAÚDE MARÇO/2015 (Carmelita Soares)
Aromaterapia: Óleo vegetal de Copaíba
A Copaíba é uma planta de florestas tropicais, encontrada na Amazônia brasileira, e utilizada há anos por seus habitantes pelos seus efeitos curativos em diversos sistemas do corpo. Pesquisas científicas laboratoriais realizadas por instituições reconhecidas comprovam sua atividade sobre cerca de 50 tipos de patologias.
As utilizações para o óleo de Copaíba são muitas e indicam uma grande variedade de propriedades farmacológicas. Tem função antibiótica, antisséptica e anti-inflamatória. Age sobre infecções nas vias respiratórias (sinusite, bronquite,rinite,...); auxilia nos cuidados do sistema estrutural fortalecendo músculos e ossos, e aliviando dores articulares (coluna, artrite, artrose,...). É usado como cicatrizante de feridas e úlceras. Aplicado em dermatose e psoríase. Possui propriedades terapêuticas que atuam sobre os sistemas gastrointestinal, circulatório, urinário e no imunológico aumentando o poder de defesa do organismo.
Existem vários depoimentos sobre curas através da ingestão do óleo de Copaiba. Apesar de trabalhar com esse óleo há muitos anos, como Aromaterapeuta, indicando o uso externo principalmente nos casos de dores musculoesquelética, atualmente faço uso por ingestão a partir de uma conversa com um senhor, que me contou ingerir este óleo há mais de 30 anos e que aos 77 não faz uso de qualquer medicamento. Tem mais ou menos seis meses que ingiro uma colher de sobremesa rasa por dia. E já me perguntaram: “sentiu alguma diferença?”. O que posso revelar é que não tenho muitas fragilidades orgânicas, como respiratórias, dores na coluna, estômago, etc., mas vinha sentido dores no joelho ao subir escada, ao me abaixar e levantar, e me dei conta de que não tenho sentido mais a dor de forma tão acentuada. Poderia mencionar que de 0 a 10, melhorei 8 nesses seis meses. Tenho mais depoimentos, mas precisaria de muitas linhas para citá-los.
A recomendação do uso, segundo a posologia encontrada na internet, é ingerir uma gota/dia na 1ª. semana (após o café da manhã), duas gotas/dia na 2ª. semana (uma após o café e a outra após o almoço), três gotas/dia na 3ª. semana (acrescentar após o jantar), e já na 4ª. semana ingerir duas gotas 3 x ao dia (2 após o café, 2 após o almoço e mais 2 após o jantar). Após essa fase, chamada de desintoxicação alimentar, deve-se ingerir 6 gotas ao dia de uma única vez, escolhendo o melhor horário. As precauções sobre este óleo são: não usar durante a gravidez e amamentação e em casos de hipersensibilidade, suspender seu uso imediatamente. Seu sabor é intenso e diria que meio ardido, mas pelos benefícios que ele traz se torna indispensável no nosso dia a dia para manter nosso corpo saudável e fortalecido contra diversas patologias, além de eliminar as muitas das já existentes. Experimente, pense como você pode ter uma qualidade de vida melhor e gozar de uma excelente saúde. Ele é minha dose “POPEYE” diária!
Matéria elaborada por:
Monnica Paes Leme (Aromaterapeuta) - contatos: (21) 99449.6720 / 2117.1506
Skype: monnica.bioessencia.rj E-mail: bioessencia.monnica.rj@gmail.com