quarta-feira, 11 de julho de 2018

JAPAMALA


JAPA = repetição MALA = cordão ou colar

JAPAMALA

Objeto muito antigo de devoção espiritual, mais popular no ocidente como rosário de orações, sendo utilizada em muitas culturas e religiões para marcar orações ou mantralizações. Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas, de acordo com a cultura ou religião. No Hinduísmo ou Budismo se usam com 108 contas, havendo sempre uma conta maior representando a Divindade, conhecida no hinduísmo como Meru (montanha sagrada), ao redor do qual giram as 108 distintas manifestações, retornos ou encarnações, marcando assim, o início e fim do mala.
Segundo a filosofia Yogui, ao completar o circuito de 108 repetições de oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de transcendental (ultrapassando as fixações da mente, mantendo a consciência centrada em si mesma).
Para algumas pessoas o Japamala é simplesmente um objeto de decoração ou amuleto de proteção, porém, acredita-se que mesmo assim, seu efeito energético prevalece mesmo para os céticos.