sexta-feira, 21 de setembro de 2018

MANTER-SE SAUDÁVEL É UMA PRÁTICA DIÁRIA.

MANTER-SE SAUDÁVEL É UMA PRÁTICA DIÁRIA.

Muitos relacionam a terceira idade a doenças e debilidades funcionais e se entregam as dificuldades como se não tivesse mais jeito. Porém, é possível viver com saúde e eliminar de vez este peso de envelhecer.
Verdade que com o tempo surgem mudanças que afetam o corpo e a mente, mas ao invés de ficarmos de camarote vendo tudo isso acontecer, porque não mudar os hábitos diários para que sejam saudáveis, com cuidados para que se possa aproveitar melhor e ser um exemplo de saúde e disposição, então, pare de reclamar e vamos lá.
Há muitas coisas a falar, mas aqui deixarei algumas dicas para refletir e com certeza cada um tem uma pitada de receita de um bom viver:
1o. Mantenha-se ocupado
O ócio é um dos maiores motivos de depressão e tristeza na terceira idade. Antes na vida de trabalho ativa e de repente o cenário muda e tudo perde ritmo, isso deve mudar, continuar compromissos e afazeres dentro das condições de cada um.
Ter ocupações, além de favorecer a saúde mental, dá sentido à vida e faz com que a pessoa se sinta útil. Algumas atividades interessantes são: ajudar a quem precisa, ensinar algo, participar de grupos com interesses em comum, dedicar-se a um hobby, dentre outras coisas.
2o. Pratique atividades físicas
É sempre benéfica, na terceira idade, a prática regular de exercícios ajuda na prevenção de doenças, além disso, promove a autoestima e o bom humor, já que as atividades físicas liberam serotonina, que é uma substância que atua no cérebro regulando o humor, o sono, as funções intelectuais, o ritmo cardíaco e também a temperatura corporal.
É claro que tudo dentro das suas possibilidades e sempre com acompanhamento médico.
3o. Alimentação saudável
Uma dieta rica em nutrientes é fundamental para ter uma vida saudável. Ela deve ser também pobre em gordura e cheia de antioxidantes – substâncias presentes em alguns alimentos que combatem o envelhecimento precoce, grãos, frutas, verduras, legumes, leite e derivados desnatados e alimentos ricos em fibras, bem como o consumo de água.
4o. Exercite seu cérebro
Ele precisa ser estimulado, já que tem capacidade de estabelecer novas conexões através de estímulos, possibilitando sua renovação e evitando doenças cognitivas.
Sendo assim, nada melhor do que dedicar um tempo para atividades intelectuais – palavras cruzadas, filmes, exercícios de memória e jogos, que são cada vez mais comuns.
Que tal aprender um novo idioma ou a tocar um instrumento? Estas podem ser ótimas experiências.
5o. Durma bem
Em matéria anterior (informativo SATI ago/set) escrevi sobre a importância do sono regular e profundo, vale a pena procurar e reler. Mas já se sabe que durante o sono, o corpo realiza funções importantes para que a saúde fique em dia e tenha equilíbrio fisiológico. A quantidade de sono ideal varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se em média de 7 a 8 horas de sono por dia para que o organismo recupere a energia.
6o. Cuide da saúde emocional
Ter uma vida emocional saudável é fundamental para ter qualidade de vida. Na terceira idade, devido as mudanças físicas e sociais, essa regra é ainda mais importante.
Cultive bons relacionamentos familiares e em outros contextos, fazendo novos amigos, isto é uma relação direta com a longevidade, pois o fruto dessas relações são emoções construtivas, gerando uma boa convivência social, evitando-se assim a solidão.
7o. Saúde deve ser cuidada periodicamente
É imprescindível checá-la periodicamente, mesmo que você faça atividades físicas, tenha uma alimentação equilibrada e esteja em dia com as dicas acima, procure seu médico e cultive uma equipe multidisciplinar de cuidados além do médico, como o professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e outros que julgar necessário, cada um fazendo a sua parte em prol da sua saúde de forma preventiva.
Agindo assim, além de prevenir o aparecimento de doenças, você evita o agravamento de condições já existentes e pode aproveitar a melhor idade sem grandes preocupações.
Percebeu que é possível envelhecer com saúde?
Equilíbrio em tudo e vamos curtir de forma saudável a VIDA com a família e amigos.
"A prática contínua e persistente,
leva a compreensão natural, intuitiva
"
(Livro: O Rio e seu Segredo de Zhu Xiao Mei)