domingo, 11 de outubro de 2020

AFINAL DE CONTAS, O QUE É YOGA ?




A tradução literal da palavra YOGA é união, junção, veículo, método.

O Mestre Sri Aurobindo (Yoga Integral), define da seguinte maneira: "É um esforço metódico, rumo à autoperfeição, através da expressão das potencialidades latentes do ser e de uma união do indivíduo humano com a existência universal e transcendente."

Quando o Mestre indica a palavra "rumo", está nos indicando uma busca da autoperfeição que está em algum lugar, indo além da superfície, que é bem clara quando fala da união do indivíduo humano com a existência universal.

Está percepção, nem sempre consciente, tem a tendência dos sentidos voltados para fora, porém os yogues fazem a inverção, através de métodos para o retorno ou de conexão com a fonte de nossas naturezas manifestas, canalizando-se para o Ser Superior, então pela aspiração interior descobriu-se o Yoga devocional - "Bhakti Yoga". 

Através do instrumento mental, não mais voltado para o conhecimento da natureza, mas para uma aspiração constante em busca do Divino, desenvolver-se o Yoga do conhecimento - "Jñana Yoga".

E servindo ao Senhor da natureza, obtém-se o mesmo resultado das anteriores: um encontro com Deus. E assim se desenvolveu o Yoga da ação - "Karma Yoga".

Assim a Terra pôde comprovar a existência do Absoluto, Graças aos Mestres, nos deixando um caminho sério com técnicas específicas, fruto de experiências e repetições, para a realização humana. 

De acordo pleno com a aspiração e a natureza de cada um, o caminho da união segue, através do Yoga como uma filosofia de vida, visando a integração do indivíduo, aperfeiçoando a fé em si mesmo.

Na Índia havia mais de 108 linhas de Yoga e apesar das práticas estarem muito próximas das tradições religiosas indianas, ele não pode ser considerado uma religião, NÃO É RELIGIÃO, pois baseia-se na experiência pessoal, através da aspiração individual e não tem dogmas e credos.

NAMASTÊ

(texto adaptado do livro Yoga Prático, Horivaldo Gomes)

CS FISIOTERAPIA INTEGRAL
Responsável Técnica: Dra. Carmelita Soares, que é formada em Fisioterapia e Pós-graduada em Acupuntura, Meditação e Quiropraxia, habilitada em DTM (disfunção temporo mandibular), atua com RPG e é Instrutora de Yoga Terapêutico, tem como característica de trabalho a união das Terapia Naturais (conhecidas atualmente como integrativas), como Shiatsu, Massagem e Aromaterapia, ao seu trabalho fisioterápico, obtendo resultados positivos. Escritora voluntária da coluna de saúde do informativo da SATI - Sociedade e Amigos da Terceira Idade de Copacabana.

                                                                                what app: 21 99384-4977
                                                    https://www.facebook.com/csfisioterapiaintegral/
Instagram: @csfisioterapiaintegral

 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

DISFAGIA



Disfagia é o nome dado aos problemas na hora de engolir, este ato exige a integridade de um grupo de estruturas interdependentes, envolvendo ações mecânicas e reflexas, de caráter neuromuscular, que depende de um sistema dinâmico e sincrônico.

A dificuldade de deglutir alimentos sólidos ou líquidos, conhecida como disfagia, é mais comum em idosos e pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram algum trauma na boca ou garganta.

A disfagia orofaríngea pode resultar em desnutrição e desidratação. Além disso, o paciente pode ser exposto ao risco de aspiração (quando o alimento vai erroneamente em direção aos pulmões) podendo apresentar complicações respiratórias e pneumonias aspirativas.

Este processo pode ocorrer de forma ascendente e sem que você perceba, além de ocorrer ocasionalmente, porém é um sinal de alerta. Observe-se.

É recomendado algumas técnicas e disciplina como: comer lentamente, mastigar bem os alimentos, sentir a colher na língua, em caso de maior dificuldade, optar por alimentos mais macios e pastosos, evitar os secos, optar por porções menores por mais vezes ao dia e dar mordidas menores, evitar líquidos “finos”, sentar com a coluna ereta ao comer, evitar falar na hora das refeições e deitar-se logo após as refeições.

E sempre que observar esta dificuldade de forma mais frequente, procure seu médico, faça uma avaliação com uma fonoaudióloga e uma readaptação da dieta com uma nutricionista. O Tratamento multidisciplinar é fundamental, principalmente nos casos mais graves.

O auto-cuidado e informação de qualidade é uma forma de nos mantermos saudáveis.


CS Fisioterapia Integral

(21) 3547-6908 / 99384-4977