quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ORAÇÃO DA SERENIDADE

ORAÇÃO DA SERENIDADE

“Concedei-me, Senhor
A serenidade necessária para aceitar
As coisa que não posso modificar;
Coragem para modificar
Aquelas que posso; e
Sabedoria para conhecer
A diferença entre elas.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento de cada vez;
Aceitando que as dificuldades
Constituem o caminho à paz;
Aceitando, como Ele aceitou,
Este mundo tal como é, e não
Como Ele queria que fosse;
Confiando que Ele
Acertará tudo contanto que eu
Me entregue à Sua vontade;
Para que eu seja razoavelmente feliz
Nesta vida e supremamente
Feliz com Ele eternamente
Na próxima.”

Luz para seus pensamentos, palavras e ações.
Namastê

Essa Oração foi extraída da Oração da Serenidade, de autoria do teólogo Rinhold Niebuhr, cujo íntegra transcrevo:

PENSAMENTOS E VISLUMBRES

PENSAMENTOS E VISLUMBRES
                                                                                             (Sri Aurobindo)
"O que não posso fazer agora é o indício do que farei no futuro. O sentido de impossibilidade é o princípio de todas as possibilidades. Justamente porque este universo temporal era um paradoxo e uma impossibilidade, é que o Eterno o criou a partir de seu ser.
A impossibilidade é apenas um conjunto de possibilidades maiores e não efetivadas. Ela encobre um estágio mais avançado e uma jornada ainda inacabada.
Se queres que a humanidade progrida, golpeia sem cessar todas as idéias preconcebidas. Fustigado dessa forma, o pensamento desperta e se torna criativo. Caso contrário, ele fica estagnado numa repetição mecânica e confunde-a com sua verdadeira atividade.
Girar em seu próprio eixo não é o único movimento para a alma humana. Há também sua gravitação ao redor do Sol de uma inexaurível iluminação. O pensamento não é essencial à existência nem a sua causa, mas um instrumento para o devir; eu me torno aquilo que vejo em mim mesmo. Tudo o que o pensamento me propõe, eu posso realizar; tudo o que o pensamento revela em mim, eu posso me tornar. Tal deveria ser a fé inabalável do homem em si mesmo, porque Deus habita nele.
Nossa tarefa não é continuar a repetir para sempre o que o homem já realizou, mas conquistar novas realizações e não-sonhados domínios. O tempo, a alma e o mundo nos foram dados como nosso campo de ação; a visão, a esperança e a imaginação criadora são nossas forças inspiradoras; a vontade, o pensamento e o trabalho são nossos instrumentos todo-efetivos. Sê em primeiro lugar consciente de ti mesmo no interior, então pensa e age. Todo pensamento vivente é um mundo em preparação; todo ato real é um pensamento manifestado. O mundo material existe, porque uma Idéia começou a brincar na consciência divina."

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A MAGIA DO TOQUE

"Tocar alguém é como descobrir este alguém. Através do toque consciente, presente, pode-se sentir com as mãos algo ou alguém de forma profunda, afetiva.
Não é a toa que as crianças, ao pedirem para ver alguma coisa, imediatamente querem tocar. E os adultos também imediatamente comentam: para ver não é preciso por a mão.
Será que não?!
Quando a mãe toca o seu bebê, leva-o a experimentar os limites do seu próprio corpo; e estas vivências repercutirão pela vida a fora, nas suas relações consigo mesmo e com os outros.
As crianças nada mais querem (e precisam) experimentar, sentir, descobrir e viver a vida e todos os sentimentos e sensações que ela pode oferecer. Se as privarmos de conhecer o mundo através de seu corpo, como um todo, os sentidos se embotam e a vida vai perdendo o colorido. Por isso e por muito mais, tocar é mágico!
Assim como também é mágico deixar-se tocar, pois através desse contato essencial, pode-se chegar a alma, a energia sutil de quem toca e de quem se deixa tocar, uma troca de energia e confiança, o descobrir-se."