Matéria SATI Fevereiro/2013
Notalgia Parestésica –
conhecida como prurido subescapular:
(por Dra. Carmelita Soares)
É uma neuropatia sensorial crônica.
Notalgia parestésica é uma coceira comum localizada, afetando principalmente a
área interescapular (especialmente os dermátomos T2-T6), mas, ocasionalmente,
com uma distribuição mais ampla, envolvendo os ombros, costas e parte superior
do tórax. Seu sintoma característico é o prurido (coceira) constante,
normalmente no lado esquerdo abaixo das escápulas.
Ocasionalmente acompanhados por dor, parestesia (formigamento) e / ou hiperestesia
(aumento da sensibilidade da pele aos estímulos sensoriais, tais como dor,
calor, frio ou toque), o que resulta em uma hiperpigmentação (mancha
acastanhada) na área afetada.
As causas ou a origem desta doença ainda não
foram completamente definidos. Estudos sugerem alterações degenerativas na
coluna no nervo espinhal: “as ramificações posteriores dos nervos espinhais que
surgem em T2-T6”. Os pacientes podem ter outras condições que predispõem a
neuropatias periféricas (danos nos nervos). Porém, é importante a realização de
exames e anamneses clínicas que comprovem esta alteração.
Em jovens há descrito nos estudos como fator
hereditário, porém, a maioria dos casos está associado a partir dos 40 anos e
está relacionado com a compressão osteomuscular dos nervos espinhais.
Segundo, Dr. Bernard Kac (dermatopatologista),
esta neuropatia dermatológica pode ser confundida, a cada consulta que
procuramos com médicos diferentes como “neurodermite, prurigo, eczema,
dermatite crônica ou escabiose (isso mesmo: sarna)”. Dr. Bernard Kac completa
que relata uma causa postural, ou seja, má postura que durante muito tempo, a
mantendo, comprime terminações nervosas, causando uma informação errônea ao
cérebro de que algo está errado com a pele e aí a resposta nervosa são os
sintomas relatados acima. E já tem fatos relatados que comprovem que com o
tratamento adequado postural fisioterápico, os sintomas melhoram.
Não existe um tratamento definitivo para a
doença, embora existam diversos fármacos para aliviar os seus sintomas.
Muitos tratamentos foram tentados, incluindo anestésicos locais , tópica de corticosteróides , e tópica capsaicina. Alguns pacientes tratados com capsaicina relataram
dor, ardor, ou sensação de formigamento com o tratamento, e os sintomas
devolvido no prazo de um mês de cessar o tratamento. Oxcarbazepina foi relatado para ter gravidade
reduzida de sintomas em alguns casos, mas esta foi uma redução dos sintomas em
vez de uma cura. Um paciente foi tratado com "bloqueios nervosos
paravertebrais, com bupivacaína e metilprednisolona acetato injetado no T3-T4 e
T5 T6-espaços intervertebrais " Hydroxyzine também tem sido utilizado com algum
sucesso. Mais recentemente injecções intradérmicas de toxina botulínica do tipo A (Botox) foram
tentadas com algum sucesso. Apesar de
botulinum normalmente desaparece em três a seis meses, o tratamento parece ser
de longa duração, e que tem sido teorizado que botulínica tipo A alteração
duradoura efeitos na dor de sinalização.
Não
aceite tratamentos aleatórios de leigos e procure o acompanhamento de seu
dermatologista.
CS FISIOTERAPIA INTEGRAL
Responsável Técnica: Dra. Carmelita Soares, que é formada em Fisioterapia e Pós-graduada em Acupuntura, Meditação e Quiropraxia, habilitada em DTM (disfunção temporo mandibular), atua com RPG e é Instrutora de Yoga Terapêutico, tem como característica de trabalho a união das Terapia Naturais (conhecidas atualmente como integrativas), como Shiatsu, Massagem e Aromaterapia, ao seu trabalho fisioterápico, obtendo resultados positivos. Escritora voluntária da coluna de saúde do informativo da SATI - Sociedade e Amigos da Terceira Idade de Copacabana.
Instagram: @nucleocarmelitasoares
muito bom o artigo, gostaria de saber onde posso encontrar especialistas nessa area em curitiba-pr
ResponderExcluirEu vou passar o nome do meu médico dermatologista. Dr Luis Eduardo Agner Machado Martins. Ele que fez meu diagnostico, meu nome é Edena Chicarelli, se quizer me adcionar no Face.
ExcluirGratidão por sua ajuda Duarte. :>
Excluirolá Fabi
ResponderExcluirFico feliz em ajudar com informação.
Para saber mais, procure um dermatologista e como é uma questão postural de irritação do nervo períférico sensitivo, procure tratamento fisioterápico, especialista em postura, como a reeducação postural.
à disposição para qualquer outra dúvida.
Luz e paz
Namastê
Ola! Alguém sabe como clarear a mancha escura decorrente da coceira?
ResponderExcluirOlá, Analua
ExcluirO ideal é procurar um dermatologista pois ele indicará uma pomada adequada para sua biofisiologia. Porém há algumas alternativas como os florais e a aromaterapia. Abraços.
O artigo é de 2014, e hj me encontro nessa situação. Infelizmente fui diagnosticada com esse problema e após passar por vários especialistas que desconhecem o caso e não mostraram nem um interesse pelo mesmo, tento amenizar as dores e as coceiras com analgésicos e cremes.
ExcluirOlá, entendo seu desconforto, não desista. Por ser uma irritação do nervo sensitivo periférico, um tratamento direcionado postural e de reajuste do estimulo do sistema nervoso central através da quiropraxia, podem te ajudar.
ExcluirA disposição. nos veja também no facebook e instagram CS Fisioterapia Integral (Núcleo Terapeutico de Reabilitação Integral), grata e boa sorte.
Tenho manchas nas costas com todos os sintomas citados. Procurei um dermatologista e o mesmo pediu uma biópsia. Com o resultado em mãos, ele me encaminhou para um reumatologista. Esse encaminhamento está correto?
ResponderExcluirTenho manchas nas costas com todos os sintomas citados. Procurei um dermatologista e o mesmo pediu uma biópsia. Com o resultado em mãos, ele me encaminhou para um reumatologista. Esse encaminhamento está correto?
ResponderExcluirTenho manchas nas costas com todos os sintomas citados. Procurei um dermatologista e o mesmo pediu uma biópsia. Com o resultado em mãos, ele me encaminhou para um reumatologista. Esse encaminhamento está correto?
ResponderExcluirOlá, Boa tarde,
ResponderExcluirTenho uma só mancha de 2 cm de altura e 4 de largura na região escapular e coça de vez em quando. mas o que mais me incomoda é a dor costante e o inchaço no músculo dessa região. Tomo anti-inflamatórios constantemente e já fui a vários médicos. já fiz biopsia e deu negativo. mas nenhum me deu um diagnóstico. Uma doutora em dermatologia disse-me que era de fundo emocional. Estou nessa há 7 anos. A dor é intensa e não cessa. O que faço? obrigada desde já.
olá, entendo seu incômoco, porém até onde sei o tratamento é de controle e abrange um processo multidisciplinar sendo os principais dermatologista, fisioterapia e psicólogo. Claro que direcionado para cada caso, a necessidade de um ou outro os todos os tratamentos. grata por sua msg
ExcluirFicaríamos felizes de ter ver nas nossas redes sociais facebook e instagram.: CS Fisioterapia Integral (Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral)
a disposiçAo
Detalhe... sou professora de ballet clássico e fiz ioga durante muitos anos. A mancha apareceu quando tinha 29 anos.
ResponderExcluirTenho duas manchas escuras, uma em cada escapula. Não dói, porém coça bastante, chegando a incomodar. Uso duas pomadas, uma a noite e outra pela manhã, mas não sinto nenhuma melhora. Essa mancha não tem cura? Tem que conviver com ela o resto da vida? Pode tatuar o local para cobrir as manchas?
ResponderExcluirTenho duas manchas escuras, uma em cada escapula. Não dói, porém coça bastante, chegando a incomodar. Uso duas pomadas, uma a noite e outra pela manhã, mas não sinto nenhuma melhora. Essa mancha não tem cura? Tem que conviver com ela o resto da vida? Pode tatuar o local para cobrir as manchas?
ResponderExcluirOlá Dina, Desculpe, mas não tive nenhum caso ainda que tenha feito uma tatuagem para cobrir a mancha, porém de antemão poderia lhe dizer que talvez resolvesse apenas o aspecto, porém o estímulo sensitivo continuaria, e por decorrência haveria coceira onde há a tatuagem podendo prejudicar a cicatrização e futuro escurecimento ou afetar a tatuagem. Mas aproveitando deixo aqui aberto para sabe se você fez a tatuagem? se sim nos conte sua experiência. gratidão
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde! Essa doença pode afetar a coluna a ponto de atingir o trigêmeo e assim ter dores nas costas e na face também? Tenho a mancha escura nas costas, as vezes coça...quando fico muito tempo em pé sinto dores nas costas. um clínico geral fez um auto exame na minha cervical e disse que tenho escoliose. preciso de respostas. nasalll@gmail.com
ResponderExcluirolá, Nasal. Indiretamente através de compensações corporais talvez sim. Porém é algo a ser avaliado. Sugiro após uma avaliação médica, procurar um fisioterapeuta quiropraxista para uma avaliação ampla. boa sorte.! a disposição
ExcluirFicariamos felizes em te ver em nossas redes sociais facebook e instagram: CS Fisioterapia Integral (Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral)
boa noite...sou tatuador e tenho uma cliente que foi diqgnosticada com essa doença de pele chamada notalgia parestesica, e que por conta disso, ocasionou uma mancha nas costas...nao conheço essa doença, por isso nao sei se area afetada pode ser tatuada...alguem poderia me ajudar? obrigado
ResponderExcluirOlá, vi aqui que ninguém respondeu a sua pegunta, e eu também gostaria de tatuar minhas costas, vc saberia me dizer se a pessoa fez a tatuagem e qual tatuagem vc indicaria para cobrir a mancha? Obrigado
ExcluirOlá, vc conseguiu ter a resposta? Pq tbm tenho essa mancha e gostaria de tatuar, pois essa mancha me incomoda bastante.
Excluirolá, boa noite, a todos.
ExcluirDesculpe, mas não tive nenhum caso ainda que tenha feito uma tatuagem para cobrir a mancha, porém de antemão poderia dizer que talvez resolvesse apenas o aspecto, porém o estímulo sensitivo continuaria, e por decorrência haveria ainda a coceira onde há a tatuagem podendo prejudicar a cicatrização e futuro escurecimento ou afetar a tatuagem. Mas aproveitando deixo aqui aberto para saber se alguém fez a tatuagem? se sim nos conte sua experiência. gratidão
Seria um prazer vê-los em nossas redes sociais facebook e instagram CS Fisioterapia Integral (Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral)
Olá boa noite desde o começo do ano banho notado essa mancha roxa nas costas tem dias que coça e tem dias que não é so de um lado embaixo do ombro que coça vou procurar um dermatologista para passar algum remédio para amenizar. Ainda bem que não é nada grave
ResponderExcluirTenho manchas, muita coceira dores nas costas, uma dertmato, me deu esse diagnóstico, passou pomada, mas sinto quite cada dia estou pior das dores nas costas e da coceira. Qual especialista procurar. Dermatologista ou ortopedista
ResponderExcluirTrato com Dr. Luis Eduardo Agner Machado Martins, Curitiba Pr, dermatologista.
ExcluirBoa Noite, uma boa dica inicial é mesmo um dermatologista, porém um fisioterapeuta quiropraxista poderia te ajudar no ajuste do estimulo central através da terapia manual. A disposição e gratidão a todos que de alguma maneira posta suas resposta para ajudar ao próximo. gratidão.
ExcluirFicariamos felizes de ver todos em nossas redes sociais facebook e instagram. CS Fisioterapia Integral (Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral)
Tenho essa coceira abaixo da escapula esquerda há mts anos. No calor e à noite piora. Mas não tem mancha. Ainda assim pode ser a notalgia?
ResponderExcluirBem o pessoal pergunta bastante e eu não sou diferente... a minha mancha é enorme nas costas. Bem escura, como esta piorando aumentando, penso que temos duas saídas. Tratar com lasers e dermocosméticos para clarear a mancha, ou tatuar toda ela de preto. Tatuar de preto mesmo pq se a mancha escurecer não vai aparecer mesmo sobre a tatuagem. Se alguém fez a tatuagem por favor me conte. Meu email luanamoresco@gmail.com
ResponderExcluirTambém sofro com o mesmo problema. Meu acupunturista sugeriu alongamentos, já que tem ligação com nervos periféricos da coluna. Estou fazendo e algumas vezes parece que alivia um pouco. Fazer tatuagem? E se antes de cicatrizar, com a pele sensível, vier coceira intensa?
ResponderExcluirBom dia meu nome Eliene e apareceu essa mancha associada com cordeira a oito meses e cada dia que passa fica roxa,gostaria de de um bom tratamento pode mim indicar.
ResponderExcluirTambém tenho esse diagnóstico e gostaria de saber se alguém já fez uso de algum medicamento que clareasse e já conseguiu fazer com que essas manchas desaparecessem. É o que mais me incomoda esteticamente.
ResponderExcluir