segunda-feira, 11 de março de 2019

BRUXISMO - A Fisioterapia pode ajudar!





Desordem funcional caracterizada pelo apertamento involuntário provocado por uma hiperatividade do sistema nervoso, que leva a uma maior atividade dos músculos da mastigação e resulta no ranger dos dentes durante o, principalmente durante a noite. Com diferentes causas, sendo a mais comum o estresse, mas geram dor de cabeça, no pescoço, na face e têmporas. Os sintomas muitas vezes ignorado, leva a diagnóstico tardio podendo gerar complicações nos dentes; como desgaste e fratura, com a sua cronicidade chegando até a uma disfunção da articulação temporo mandibular.
A condição afeta mais mulheres do que homens, principalmente a partir dos 25 anos, quando elas atingem o pico hormonal e sem tratamento podendo se manter por toda a vida.
Recuperar a função equilibrada da mastigação e dos movimentos da boca é importante porque o bruxismo tem impactos socioemocionais, normalmente os pacientes se mantêm no quadro por anos até iniciarem um tratamento contínuo e próprio, impactando na dificuldade de se alimentar, comer alimentos mais duros, ansiedade, dor e atividades do dia a dia.
Há uma variedade de tratamentos, sendo ele mais positivo feito de forma multidisciplinar e podem incluir por exemplo: botox, fisioterapia e quiropraxia. Todas devem ser acompanhadas por um médico dentista especializado que atua com placa dentária miorelaxante indicada individualmente.


CS FISIOTERAPIA INTEGRAL
Responsável Técnica: Dra. Carmelita Soares, que é formada em Fisioterapia e Pós-graduada em Acupuntura, Meditação e Quiropraxia, habilitada em DTM (disfunção temporo mandibular), atua com RPG e é Instrutora de Yoga Terapêutico, tem como característica de trabalho a união das Terapia Naturais (conhecidas atualmente como integrativas), como Shiatsu, Massagem e Aromaterapia, ao seu trabalho fisioterápico, obtendo resultados positivos. Escritora voluntária da coluna de saúde do informativo da SATI - Sociedade e Amigos da Terceira Idade de Copacabana.

Instagram: @nucleocarmelitasoares

                                                                            (matéria do informativo da SATI de março/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário