terça-feira, 28 de maio de 2013

Yoga não é Ginástica

YOGA NÃO É GINÁSTICA

 Apesar de também trabalharmos o corpo, o Yoga não deve ser considerado um meio simplesmente de exercitar o corpo, pois umas das coisas que caracteriza a ginástica é a repetição exaustiva, gerando taquicardia e aceleração da frequência respiratória e muito suor, com exclusivo objetivo de fortalecer, flexibilizar, delinear o corpo ou manter as articulações saudáveis, e geralment...e são acompanhados por aparelhagem. Muito diferente da prática de Yoga que não utiliza aparelhos, e o que o caracteriza é a tranquilidade e equilíbrio na prática corporal, sendo utilizada a mente em 100% da prática, dispensando o aquecimento inicial, pois o movimentos do corpo, que é apenas uma fase da aula, são lentos e harmoniosos, a transpiração é mínima, o coração deve manter o ritmo; há também durante a sequência da prática, os exercícios respiratórios, relaxamento e meditação como bases.
Mesmo em práticas mais "fortes" de Yoga, os preceitos são seguidos e sempre respeito a individualidade biopsicofisiológica de cada ser, que é único.
Namastê

*Faça yoga consciente.

(inspirado do texto do livro Yoga Prático, de Horivaldo Gomes)



Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral
Responsável Dra. Carmelita Soares, que é formada em Fisioterapia e Pós-graduada em Acupuntura, atua com RPG e é Instrutora de Yoga, tem como característica de trabalho a união das Terapia Naturais, como Shiatsu, Massagem e Aromaterapia, ao seu trabalho fisioterápico, obtendo resultados positivos. Supervisora e Escritora voluntária da coluna de saúde do informativo da SATI - Sociedade e Amigos da Terceira Idade, onde participa juntamente com sua equipe de feiras de saúde atendendo a população idosa.

Tel: (21) 3547-6908 / 9695-9741 (oi) / 6900-9579 (tim)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Sensível, direto, objetivo e na medida certa para cada situação.
    Só consegui viajar para Londres em condições de cobrir as Olimpíadas 2012 graças a intervenção precisa sua e da Alda Maria que recuperaram o meu joelho a tempo, uma vez que minha ida estava ameaçada. Eu estava mais próximo da mesa de cirurgia do que do aeroporto Internacional.
    Muito obrigado Carmelita Soares e Alda Maria.
    Abraços.
    Marcos Lima

    ResponderExcluir