Entenda o que é Fisioterapia.
No meu dia a dia de trabalho, observei que o público apresenta grande deficiência de conhecimento sobre a fisioterapia, suas especialidades e abrangência, talvez por ser uma profissão que comparada a outras da área de saúde é relativamente nova, porém, em crescimento e reconhecimento acelerado. Portanto resolvi trazer em foco esta matéria.
Como primeiro item cito seu significado de acordo com o CREFITO (conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional):
“Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.”
É uma ciência aplicada e tem como objeto de estudo o corpo humano integral biofisiologicamente e seu movimento, atuando desde a profilaxia, tratamento, cura e reabilitação de processos ortopédicos, acidentes ou vícios de postura, assim como, problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, atende pessoas de forma geral, bem como, idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.
Atua na manutenção da cinesia corporal e no equilíbrio biodinâmico, evitando e prevenindo consequências de patologias ou não, em conjunto com o diagnóstico e indicações médicas, avalia e trata, direcionando o tratamento adequado e de acordo com a biodinâmica anatómo fisiológica e individualidade de cada paciente.
Utiliza técnicas específicas como cinesioterapia (exercícios terapêuticos) e RTM (recursos terapêuticos manuais, dentre eles se encontra a massoterapia, miofascial, quiropraxia e outras, como técnicas de mobilização articular e muscular). Aplica terapias que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos, chamados de eletrofototermoterapêuticos. O tratamento é direcionado a partir de uma avaliação e do diagnóstico fisioterapêutico.
Como vêem o fisioterapeuta é muito mais do que uma aplicação de ultra som, tens e gelo. Sua formação é abrangente, e após a graduação, podem se especializar em uma ou mais formações reconhecidas como: Acupuntura, Quiropraxia, Cardiovascular, Dermato-funcional, Esportiva, do Trabalho, Gerontologia, Neurofuncional, Oncologia, Terapia Intensiva, Neo-natal e outros.
Para demais dúvidas acesse o site do CREFITO-2 (RJ). Procure um fisioterapeuta credenciado e licenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário