quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Om Sri Ganesha


Ganesha

 

É o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento, representa o sábio, o homem em plenitude e os meios de realização.

 
Origem

Ganesha é filho de Shiva e Parvati. Shiva é o Deus criador do Yoga, vivia nas viajando para as montanhas dos Himalayas e por muitas vezes passava longo anos. Parvati num desses longos anos com a ausência de shiva, seu filho nasceu, Ganesha, aprendeu a lutar bravamente e se tornou o guardião de seus aposentos. Um dia Shiva e não o reconhecendo, quis entrar, Ganesha, também não reconhecendo seu pai bloqueou sua entrada. Shiva não aceitou de ser impedido de entrar e ordenou que seus guardas lutassem, Ganesha venceu todo o seu exército então Shiva lutou até decaptar Ganesha. Parvati chorou muito e reinvidicou que Shiva devolvesse a vida a seu filho. Shiva ordenou que seu exército fossem para o norte e que trouxessem a primeira cabeça de um ser vivo que encontrassem; encontraram um elefante. Shiva colocou a cabeça de elefante sobre o corpo do menino e deu vida a ele. Parvati exigiu que Ganesha fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais.

Simbologia

Ganesha tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino indicando sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras. Ganesha é o Sábio. Ganesha tem na fronte o Vibhuti e um pequeno tridente indicando que é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, indica também, que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo.

As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto realização - “Sravanam”, escutar o ensinamento e “Mananam”, refletir sobre ele. A tromba representa “Viveka”, a capacidade de discriminação entre Nitya, o eterno e ilimitado, e Anitya, o não eterno. O intelecto do homem comum está sempre preso entre os pares de opostos (as presas), o Sábio não é mais afetado por esses pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza, etc) tendo atingido um estado de equanimidade, representado por uma das presas quebrada. O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante).

A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado. O ratinho que fica aos seus pés simboliza o Ego e seus desejos com sua voracidade e cobiça, freqüentemente roubando mais do que pode comer e estocando mais do que pode lembrar. O Sábio tem o desejo sob total controle, por isso o ratinho olha para cima e aguarda sua permissão para comer os objetos dos sentidos.

Ganesha possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir os obstáculos:

A mão superior direita carrega uma machadinha - Ishvara na forma de Ganesha (senhor dos obstáculos) decepa os apegos aos objetos como fonte de felicidade e a falsa identificação com o corpo , elimina os obstáculos para que possamos ter uma mente tranquila e possibilitar o conhecimento.

A mão superior esquerda leva um laço e ou um lótus - Com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto. O Lotus é a natureza pura, absoluta e imaculada.

A mão inferior direita abençoa com Abhãya Mudrá - Este mudrá abençoa com prosperidade e destemor. Frequentemente encontramos um Japa-mala, mostrando que esta prosperidade está na forma de Japa (repetição de um mantra) a mais eficaz técnica de preparação da mente.

A mão inferior esquerda oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto conhecimento.

*como toda lenda, há várias versões, porém está é a mais popular.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ORAÇÃO DA SERENIDADE

ORAÇÃO DA SERENIDADE

“Concedei-me, Senhor
A serenidade necessária para aceitar
As coisa que não posso modificar;
Coragem para modificar
Aquelas que posso; e
Sabedoria para conhecer
A diferença entre elas.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento de cada vez;
Aceitando que as dificuldades
Constituem o caminho à paz;
Aceitando, como Ele aceitou,
Este mundo tal como é, e não
Como Ele queria que fosse;
Confiando que Ele
Acertará tudo contanto que eu
Me entregue à Sua vontade;
Para que eu seja razoavelmente feliz
Nesta vida e supremamente
Feliz com Ele eternamente
Na próxima.”

Luz para seus pensamentos, palavras e ações.
Namastê

Essa Oração foi extraída da Oração da Serenidade, de autoria do teólogo Rinhold Niebuhr, cujo íntegra transcrevo:

PENSAMENTOS E VISLUMBRES

PENSAMENTOS E VISLUMBRES
                                                                                             (Sri Aurobindo)
"O que não posso fazer agora é o indício do que farei no futuro. O sentido de impossibilidade é o princípio de todas as possibilidades. Justamente porque este universo temporal era um paradoxo e uma impossibilidade, é que o Eterno o criou a partir de seu ser.
A impossibilidade é apenas um conjunto de possibilidades maiores e não efetivadas. Ela encobre um estágio mais avançado e uma jornada ainda inacabada.
Se queres que a humanidade progrida, golpeia sem cessar todas as idéias preconcebidas. Fustigado dessa forma, o pensamento desperta e se torna criativo. Caso contrário, ele fica estagnado numa repetição mecânica e confunde-a com sua verdadeira atividade.
Girar em seu próprio eixo não é o único movimento para a alma humana. Há também sua gravitação ao redor do Sol de uma inexaurível iluminação. O pensamento não é essencial à existência nem a sua causa, mas um instrumento para o devir; eu me torno aquilo que vejo em mim mesmo. Tudo o que o pensamento me propõe, eu posso realizar; tudo o que o pensamento revela em mim, eu posso me tornar. Tal deveria ser a fé inabalável do homem em si mesmo, porque Deus habita nele.
Nossa tarefa não é continuar a repetir para sempre o que o homem já realizou, mas conquistar novas realizações e não-sonhados domínios. O tempo, a alma e o mundo nos foram dados como nosso campo de ação; a visão, a esperança e a imaginação criadora são nossas forças inspiradoras; a vontade, o pensamento e o trabalho são nossos instrumentos todo-efetivos. Sê em primeiro lugar consciente de ti mesmo no interior, então pensa e age. Todo pensamento vivente é um mundo em preparação; todo ato real é um pensamento manifestado. O mundo material existe, porque uma Idéia começou a brincar na consciência divina."

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A MAGIA DO TOQUE

"Tocar alguém é como descobrir este alguém. Através do toque consciente, presente, pode-se sentir com as mãos algo ou alguém de forma profunda, afetiva.
Não é a toa que as crianças, ao pedirem para ver alguma coisa, imediatamente querem tocar. E os adultos também imediatamente comentam: para ver não é preciso por a mão.
Será que não?!
Quando a mãe toca o seu bebê, leva-o a experimentar os limites do seu próprio corpo; e estas vivências repercutirão pela vida a fora, nas suas relações consigo mesmo e com os outros.
As crianças nada mais querem (e precisam) experimentar, sentir, descobrir e viver a vida e todos os sentimentos e sensações que ela pode oferecer. Se as privarmos de conhecer o mundo através de seu corpo, como um todo, os sentidos se embotam e a vida vai perdendo o colorido. Por isso e por muito mais, tocar é mágico!
Assim como também é mágico deixar-se tocar, pois através desse contato essencial, pode-se chegar a alma, a energia sutil de quem toca e de quem se deixa tocar, uma troca de energia e confiança, o descobrir-se."

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um sábio além do seu tempo...

"O Homem não é o fim de milhões de anos de esforço evolucionário.
A jornada que começou como matéria inanimada
e chegou até aqui
não pode parar na imperfeição que é o homem."

 (Mestre Sri Aurobindo)

terça-feira, 31 de julho de 2012


DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

É um conjunto de manobras suaves e com ritmo lento específicas que atua estimulando o sistema linfático do corpo, através do movimento peristáltico dos vasos.

Seu efeito direto e imediato é a promoção de um relaxamento recuperador do corpo e mente, reduzindo a ansiedade e promovendo a homeostasia bio-fisiológica.

Funções:

·        Melhora da nutrição celular, a partir no momento que promove uma renovação do liquido intersticial, e fortalece o sangue retornando proteínas a ele, por isso tem um efeito anti-oxidante;

·        Diminui edema, a medida que promove a reabsorção para os capilares venosos do excesso de líquido intersticial;

·        Auxilia no retorno venoso;

·        Melhora a condução da linfa para o linfonodo enriquecendo-o de células de defesa e assim fortalecendo o sistema imunológico;

·        Estimula as células de defesa;

·        Estimula a eliminação de toxinas metabólicas da célula.
É indicado para qualquer pessoa.

Um coisa muito importante a dizer é que a terapia através da drenagem linfática não causa dor, vermelhidão ou roxo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fribromialgia matéria do Informativo SATI


INFORMATIVO SATI JANEIRO/2012
"Descobrindo a FIBROMIALGIA

Conhecida como dor crônica musculoesquelético generalizada. Seus sintomas são: muita dor em todo o corpo, rigidez, sensibilidade ao toque, levando o indivíduo a apresentar fadiga geral, muitas vezes acompanhadas de distúrbio do sono. Podendo apresentar também depressão, parestesia em mãos e pés, mudanças de humor, bexiga irritável, intestino irritável, dor de cabeça, dor facial, tontura, ansiedade, dor no peito, síndrome das pernas inquietas e período menstruais doloridos. Acomete mais mulheres entre 30-50 anos, porém, pode acometer homens e mulheres de todas as idades independente de raça, inclusive crianças.

No diagnóstico um achado relevante é o exame físico com a presença dos pontos dolorosos/sensíveis em pelo menos 11 de 18 localizações (braços, nádegas, peito, joelhos, lombar, pescoço, região torácica, ombros e coxas). Os exames laboratoriais habitualmente são normais, na fibromialgia primária. Requer um histórico de pelo menos três meses de sintomas relatados acima e dor generalizada. Atualmente já é possível diagnosticar com segurança uma dor que nem os doentes conseguiam definir, através da termometria, que transforma o calor no corpo em imagem, ou seja, quanto mais vermelha, indica maior circulação sanguínea no local da dor; nos casos de fibromialgia há três sinais: vermelho forte cobrindo o peito e as costas, uma máscara em torno dos olhos, mãos, nariz e pés frios. Assim sendo, o seu diagnóstico é clínico e feito por um especialista que conheça a doença. O acompanhamento de um médico é imprescindível.

Em geral, os tratamentos envolvem tentativa e erro, até encontrar um tratamento que se adeque a sua individualidade biológica e no caso de insucesso, um antidepressivo ou relaxante muscular poderá ser incluído. Programas de orientação ao paciente chamados de terapia cognitiva-comportamental, que ajudam com técnicas para lidar com a doença, são uma parte importante do planejamento do tratamento, muitas pessoas que sofrem de fibromialgia consideram úteis a ajuda de grupos de apoio.

No tratamento, um aspecto importante da adiministração da dor são exercícios leves e alongamento que ajuda a manter o tônus muscular e assim reduzindo a dor e a rigidez, também podem incluir tratamento fisioterápico, massagem terapêutica, terapia de liberação miofascial, hidroterapia, acupuntura, ioga, exercícios de relaxamento e técnicas respiratórias. O tratamento deve concentrar-se não somente em aliviar os sintomas, mas também em ajudar os pacientes a sobrelevar seus sintomas. Ter uma dieta balanceada e evitar a cafeína podem ajudar nos distúrbios do sono e podem ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas. Medidas relacionadas ao estilo de vida para melhorar a qualidade do sono podem ser eficazes, reduzir o estresse e melhorar a capacidade de suportar sintomas dolorosos também podem ajudar a reduzi-los. O mais importante é ter consciência dos seus limites e aceitar o tratamento mantendo-o de forma regular."
Dra. Carmelita Soares e Dra. Alda Bravo

O Desejo nas palavras da Mãe Mirra

"Buda disse que há uma alegria maior em dominar um desejo do que em satisfazê-lo. É uma experiência que todos podem ter e é verdadeiramente interessante, muito interessante....

Existe uma espécie de comunhão interior com o ser psíquico que ocorre quando a pessoa abandona de boa vontade um desejo, e é por causa disso que ela sente uma alegria muito maior do que se tivesse satisfeito seu desejo. Além
do mais, geralmente, quase sem exceção, quando a pessoa satisfaz um desejo, isto sempre deixa uma espécie de gosto amargo em algum lugar.

Não há um só desejo satisfeito que não produza uma espécie de amargor; é como acontece quando se comeu um doce muito açucarado: ele enche sua boca de amargor. É parecido com isto. Vocês devem tentar com sinceridade. Naturalmente, não devem fingir que abandonam um desejo e o mantêm num canto, porque então a pessoa se torna muito infeliz. Você deve fazê-lo com sinceridade."

(citação do livro O Caminho Ensolarado, A Mãe)

A verdade do seu interior deve prevalecer, se deseja faça com sinceridade e aprenda a deixá-lo de boa vontade, naturalmente. Obtendo o prazer em realizar ou não realizar. Se violentar não vai adiantar, AHIMSA (não-violência) em palavras, pensamentos e ações.

Namastê

domingo, 20 de maio de 2012

"ORAÇÃO PARA PURIFICAR O AMBIENTE"

"Obrigada meu Deus por este lugar sagrado de trabalho.
Deus, ilumine, oriente e proteja a todos aqueles que aqui entrarem.
Deus, obrigada por sua segurança e proteção em cada centimetro de área desta empresa abençoada.
Deus, se manifeste purificando em definitivo.
Muito obrigada Deus.
Aqueles que vierem com maus pensamentos ao cruzarem esta porta abençoada, Deus Pai purifique suas mentes, tonando-os nossos amigos.
Deus zela e protege este local sagrado de trabalho, fazendo com que funcionários, amigos, parentes, vizinhos, fornecedores e pacientes tenham a satisfação em estar conosco e compartilhar nossa amizade."
(autor desconhecido)

                                                    
                                                                              NAMASTÊ

domingo, 29 de abril de 2012

ENCONTRO DIARIO

O que está fazendo? trabalhando muito? curtindo com a turma? cuidando da família? e na hora que para... dorme? O mundo te envolve em todas as atividades mantendo-o preso a hábitos muitas vezes sem valor e atividades improdutivas. De onde vem a sua força para tudo? esqueceu? agradece? pois vc é responsável por si e o mundo não se importa com isso, ele gira.
Portando comer, beber, trabalhar, estudar e morrer... não basta.
Não precisa ir para o deserto, ou estar em um lugar no máximo silêncio, para se encontrar com seu Deus, Mestre, Divino, Entidades ou qualquer outro nome que chame. Estar atento ao compromisso diário de falar com Ele, agradecer e se renovar é importante para a continuidade. Expresse seu amor, na forma que for, de coracao... as palavras fluiram.
E assim com a luz sempre perto de voce seu caminho terreno sera belo e esta beleza sera apreciada por outros que se conectarao com voce, como eu neste momento.

Namaste

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MEDITANDO SEM DORMIR...

Devido a agitação atual do dia a dia, muitas pessoas perguntam; como meditar sem adormecer?

Em primeiro lugar, escolha um método de meditação que combine com você, para que tenha interesse e atenção no que irá fazer, existem várias maneiras de meditar. Procure um tempo adequado no qual está acostumado, assim, não forçando também o seu corpo/mente, pois meditar é ascender a energia.
É um grande obstáculo não adormecer, quando você está cansado, exausto, depois de um dia inteiro de trabalho, ou não dormiu bem, mas quer meditar pela manhã antes de iniciar o grande dia; então vamos lá. Respire várias vezes em silêncio e profundamente, e tente sentir que está inspirando por diversas partes do seu corpo. tente sentir que está respirando através dos olhos, dos ouvidos, da testa, do topo da cabeça, dos ombros, e assim por diante, sentindo conscientemente tudo.
Ao inspirar, se estiver consciente de sua respiração, não se sentirá sonolento. Entretanto, estar consciente de sua respiração, não quer dizer que você fará algum ruído. apenas sentirá que uma enxurrada de energia está entrando em cada inspiração.
Mentalize que a cada área do seu corpo que respira, inspira não somente ar, mas também luz; ou seja "prana" em suas várias manifestações.
Em algum momento este movimento se tornará espontâneo e você perceberá a energia de forma mais intensa em todas as partes do seu corpo.
A energia está disponível em todos os lugares, essa energia universal quer entrar em você por meio de várias portas. É evidente que, quanto mais consciente desta energia dentro de si, mais elevada será a sua meditação.
No final sentirá a mente mais esperta, alerta e descansado como se estivesse dormido.
Om Shanti!!! Tat Sat

quarta-feira, 7 de março de 2012

Incontinência Urinária Informativo SATI mar/2012


MATÉRIA COLUNA SATI SAÚDE                                                                             MARÇO/12
                                                                                                      Por Dra. Carmelita Soares

 INCONTINÊNCIA URINÁRIA



É a perda involuntária de urina. Para muitas pessoas, incontinência urinária é uma fonte de constrangimento e dificuldade social que é escondida e deixada sem tratamento.

Mais comum entre pessoas idosas, afetando um terço daqueles com mais de 50 ou 60 anos de idade e normalmente ela afeta mais mulheres do que homens. Atribui-se essa prevalência ao fato de a mulher apresentar, além da uretra, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta uretra sejam mais frágeis nas mulheres.

Porém é importante saber que do contrário da crença popular, a incontinência urinária não é uma conseqüência normal da idade, embora os músculos do trato urinário possam perder algum tônus quando nós envelhecemos.

Para compreender a incontinência urinária, seria útil compreender o processo da micção; é controlada por nervos e músculos do sistema urinário, sob o comando do sistema nervoso autônomo.

O trato urinário inclui os rins (os quais filtram o sangue e excretam os produtos finais do metabolismo do corpo como urina), os ureteres (tubos que conduzem a urina dos rins à bexiga), a bexiga (o saco que serve como reservatório de urina), a próstata em homens (a glândula envolvida na produção de sêmen) e a uretra (tubo que conecta a bexiga ao exterior do corpo).

Quando você não esta urinando, os músculos dos esfíncteres externo e interno da uretra mantém o tubo uretral fechado. Pequenas quantidades de urina são continuamente esvaziadas na bexiga pelos ureteres a cada 10 a 15 segundos. Logo, a urina acumula na bexiga e quando a bexiga está cheia, o cérebro envia sinais para os músculos da bexiga contrair e aqueles da uretra relaxar, permitindo, então, ocorrer a micção.

A incontinência ocorre quando o estoque e o esvaziamento da urina da bexiga não funcionam de uma maneira coordenada. Esta falta de coordenação entre os processos de estoque e esvaziamento é devido a um mau funcionamento dos nervos e músculos da bexiga ou uretra. Em mulheres, a incontinência pode também ser causado por uma perda de suporte da bexiga e uretra.

Outras causas deste comprometimento são nas seguintes situações:

* Comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;

* Gravidez e parto;

* Tumores malignos e benignos;

* Doenças que comprimem a bexiga;

* Obesidade;

* Tosse crônica dos fumantes;

* Quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;

* Bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador;

* Procedimentos cirúrgicos ou irradiação que lesem os nervos do esfíncter masculino.



Tipos

A incontinência urinária é classificada em diferentes tipos de acordo com o problema de base causando a condição. Na incontinência transitória, uma causa reversível pode ser determinada.

Mais da metade das pessoas idosas com incontinência tem uma causa reversível. Estas causas podem incluir: infecção urinária, constipação intestinal importante, uso de certas medicações, doença aguda, mobilidade restrita, desordens psicológicas, inflamações da bexiga, retenção urinária e desordens hormonais.

Quando uma causa reversível não pode ser determinada, ela é classificada como incontinência persistente. É importante notar que na maioria dos pacientes, a incontinência persistente pode ser melhorada com o tratamento apropriado.

Os tipos de incontinência persistentes são: incontinência de estresse (no qual pequenas quantidades de urina são perdidas quando você tosse, espirra, ou faz qualquer atividade repentina que aumenta a pressão dentro do abdômen.

O tipo mais comum de incontinência na mulher, urge-incontinência (refere a inabilidade em atrasar a micção quando você sente que a bexiga esta cheia), incontinência por transbordamento (na qual a bexiga enche em excesso e pequenas quantidades de urina vazam sem qualquer aviso) e incontinência mista - quando há uma combinação dos tipos acima.



Avaliação

O urologista (médico do trato urinário) ao avaliar um paciente queixando de incontinência, deve determinar se existem quaisquer fatores reversíveis contribuindo para a incontinência, como infecções, o uso de certas medicações ou outras doenças.

O primeiro passo na avaliação é fazer uma história e um exame físico completos. Para a história médica, é importante o detalhamento a respeito dos sintomas que o paciente está sentindo, assim como sobre sua saúde, estilo de vida, história familiar, qualquer problema médico que você possa ter tido e quais medicações você esta tomando. Durante o exame físico, o médico avalia quaisquer problemas abdominais, vaginal (mulher), prostático (homem), neurológico ou retal.

Os exames de laboratório usuais são os de sangue e urina para checar sinais de infecção ou outras anormalidades. O médico também pode pedir que o paciente faça um "diário miccional" no qual anotará todos os líquidos que você ingerir, sua freqüência, quantidade de urina durante determinado período de tempo e se ocorre qualquer sintoma especial. Isto ajudará o médico a determinar a causa da incontinência.

Outros métodos de diagnostico são os exames de imagem, como ultra-sonografia e urografia excretora (exame radiológico detalhado do trato urinário após a injeção de contraste), que podem ser pedidos para detectar qualquer anormalidade anatômica ou crescimentos anormais nos órgãos do trato urinário; cistoscopia (que permite o médico ver o interior da bexiga e uretra através de um aparelho ótico fino que é introduzido pela uretra) e a avaliação urodinâmica (que avalia como a bexiga estoca e esvazia a urina, como a bexiga e uretra funcionam juntas e a velocidade e força do jato urinário).



Tratamento

Existem muitas opções disponíveis para o tratar a incontinência urinária. O médico irá definir qual a opção mais adequada para as necessidades individuais de cada paciente. Neste caso, o médico recomendará uma opção apropriada ou outras opções baseadas nos resultados dos exames realizados.

Alguns dos tratamentos disponíveis incluem: medicações (que tratam a incontinência melhorando a função dos nervos ou músculos da bexiga ou uretra), terapia comportamental (algumas mudanças no comportamento e/ou estilo de vida visando à continência), retreinamento vesical (urinar com horário marcado), fisioterapia (exercícios e fortalecimento e proprioceptivos para musculatura pélvica e perineal) e procedimentos cirúrgicos (são usualmente recomendados em casos mais graves de incontinência, são usados para reparar lesões, anormalidades ou mau funcionamento dos músculos ou tecidos do trato urinário).

Se os tratamentos anteriores falham, há alternativas para assegurar o bem estar e conforto do paciente. Entre estas alternativas, estão o uso de absorventes (fraldas descartáveis), inserção de um pequeno tubo (cateter) para mecanicamente drenar a urina da bexiga, e uso de equipamentos externos para coletar urina.



Orientação

Não aceite a incontinência como um modo de vida, e nem aprenda a conviver com ela. As pesquisas médicas têm melhorado e muito a habilidade do médico em diagnosticar e tratar de forma apropriada, sendo estimado que mais da metade de todos os pacientes são curados e a outra percentagem tem uma importante melhora e maior conforto.

Considere os fatores que levam á incontinência urinária do idoso – uso de diuréticos, ingestão hídrica, situações de demência e delírio, problemas de locomoção – e tente contorná-los. Às vezes, a perda de urina nessa faixa de idade é mais um problema social do que físico;

Evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação, praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico, são medidas que podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.

O passo mais importante é admitir que há um problema, procurando auxílio médico.

Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral           tel: (21) 3547-6908 / 9695-9741

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ASSIM ORAVA GANDHI

Senhor...
Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes
e a não dizer mentiras  para ganhar o aplauso dos fracos.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás o sucesso, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda.
Não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito, da-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender às pessoas, dá-me a coragem para desculpar-me,
e se as pessoas me ofenderem, dá-me a grandeza de perdoá-las.
Senhor , se eu me esquecer de ti , nunca te esqueças de mim.
 (
Mahatma Gandhi)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CIRURGIA SEM CORTES E CICATRIZES: A REVOLUÇÃO NA MEDICINA

Matéria do Informativo SATI Saúde de Janeiro/2012

CIRURGIA SEM CORTES E CICATRIZES: A REVOLUÇÃO NA MEDICINA

Já está em curso de medicina brasileira a revolução tecnólogica, que teve início na já conhecida videolaparoscopia, onde o médico faz pequenos orifícios para acessar os órgãos, os visualizando através de cânulas e uma delas com video.
Médicos  da rede pública (Hospital Municipal Miguel Couto, Federal de Bonsucesso, Instituto Nacional do câncer e de Cardiologia), são uns dos que já investem nesta nova técnica revolucionária que tem como grande vantagem o foco na origem do problema, com cortes minúsculos, ou sem cortes, onde as complicações da cirurgia e o pós-operatório são drasticamente reduzidos; o tempo da operação é menor e a recuperação do paciente, mais rápida com menor tempo de exposição em ambiente hospitalar, diminuindo assim o risco de infecção, além da vantagem em relação ao médico-cirurgião que tem maior liberdade de movimentação das pinças, o possível tremor do médico não é transmitido para o campo operatório e o posicionamente ergonômico do cirguião é melhor, reduzindo erros por fadiga.
Atualmente já se faz cirurgias cardíacas; alterações da coluna, como hérnias; aneurismas, retirada de tumores; ginecológicas, como histerectomia, mioma e endometriose; urológicas, como de próstata e neste caso é possível afirmar o aumento de 50% de chance de preservar o potencial sexual dos homens, o que hoje é um grande drama e faz com que muitos homens deixem de se cuidar.
Sem grande cortes, pacientes cardíacos pós-cirúrgicos não precisam mais conviver com grandes cicatrizes no peito e dores fortes.
Estima-se que em 10 anos, a cirurgia robótica será ampliada e se tornará uma rotina, permitindo altas mais rapidamente, e aumentando o numero de pessoas atendidas, melhorando a qualidade do atendimento e da saúde brasileira.

Dra. Carmelita Soares


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ORAÇÃO DA SERENIDADE

ORAÇÃO DA SERENIDADE




Deus, concedei-me

A serenidade para aceitar

As coisas que não posso modificar;



Coragem para modificar

Aquelas que posso e

Sabedoria para perceber a diferença;



Vivendo um dia de cada vez;

Desfrutando um momento de cada vez;

Aceitando que as dificuldades

Constituem o caminho para a paz;



Aceitando, como ele aceitou,

Este mundo tal como é, e não

Como queria que fosse;



Confiando que ele

Acrescentará tudo, desde que eu

Me entregue à sua vontade



Para que seu seja razoavelmente feliz

Neste vida, e supremamente

Feliz com ele, eternamente

Na próxima

amém