terça-feira, 11 de abril de 2017

YOGA POSTURAL


Yoga Postural

Do latim positūra, no sentido físico, a postura diz respeito às posições das articulações e à correlação entre as extremidades (os membros) e o tronco.
A postura do corpo tende a estar relacionada com o espaço envolvente, tanto físico como social. Por exemplo: se um homem muito alto entrar num quarto cujo teto seja baixo, terá que se posicionar numa determinada postura para evitar bater com a cabeça. Esta postura, por conseguinte, estará determinada pelo espaço físico.
Daí partimos para a importância da ergonomia doméstica, trabalho, atividade física/esporte, entre outros, para que matenhamos uma postura que ao longo do tempo não nos prejudique.
A coluna vertebral, assim como as articulações tem um eixo de acomodação fisiológica, onde há equilíbrio musculo-esquelético, porém é importante lembrar que a POSTURA POR MAIS ADEQUADA QUE SEJA O CORPO PRECISA DE MOVIMENTO DE TROFISMO E TÔNUS MUSCULAR HARMONIOSOS e um trabalho para reequilibra-lo das atividades da vida diária que fazemos e que muitas vezes repetidamente. A musculatura esquelética forma um conjunto em que cada parte influencia o todo, e o seu equilíbrio é fundamental para uma boa postura.
E porque não unir o corpo a mente e espirito com a prática do yoga que já faz isso há milhares de anos, porém não se utiliza de termos técnicos científicos, médicos ou fisioterápicos. Mas já tende todo seu trabalho para harmonia do corpo, nos leva a recuperação dos movimentos do corpo respeitando os limites de cada um. O yoga é uma prática física que pode ser realizado de forma laica.

Uma das posturas utilizadas é a TADASANA (postura da Montanha), que fortalece a conscientização da reorganização e do eixo postural:
- ponha-se de pé com os pés unidos e mãos ao lado do corpo com as palmas sobre a lateral da coxa, ombros relaxados e afastados das orelhas.
- cabeça alinhada ao tronco e crescendo todo o corpo, levando o topo da cabeça ao céu.

Namastê



CS FISIOTERAPIA INTEGRAL
Responsável Técnica: Dra. Carmelita Soares, que é formada em Fisioterapia e Pós-graduada em Acupuntura, Meditação e Quiropraxia, habilitada em DTM (disfunção temporo mandibular), atua com RPG e é Instrutora de Yoga Terapêutico, tem como característica de trabalho a união das Terapia Naturais (conhecidas atualmente como integrativas), como Shiatsu, Massagem e Aromaterapia, ao seu trabalho fisioterápico, obtendo resultados positivos. Escritora voluntária da coluna de saúde do informativo da SATI - Sociedade e Amigos da Terceira Idade de Copacabana.

Instagram: @nucleocarmelitasoares




Nenhum comentário:

Postar um comentário